Dentre os fatores de êxito para a melhoria da qualidade de vida, o que pode ser plenamente entendido como sinônimo de cidadania e bem-estar é o processo de educação ou re-educação ambiental.
Com base nessa teoria, os alunos do CEEP na cidade de Itabuna (Colégio Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde) motivados por sua professora de Biologia e Meio Ambiente, foram orientados a elaborar um projeto cujo tema é: O Ambiente que Queremos Ter, com o objetivo de mudar e reabilitar alguns hábitos escolares, através da construção de um horto comunitário. E todo andamento do projeto será publicado através deste blog.
O blog é uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrange uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir. (Blogger, 2002)
“Ainda temos muito que fazer. O meio ambiente escolar precisa ser melhorado. É preciso sair do interior da escola”, disse a professora em uma de suas aulas, mostrando sua preocupação com o mau estado em que se encontrava a área externa da instituição.
Veja abaixo algumas imagnes das áreas externas da instituição:
O projeto surgiu a partir da constatação do desuso de alguns espaços da escola e pela falta de zelo com o patrimônio escolar.
As ações serão desenvolvidas por toda a comunidade, e principalmente, pelos alunos da professora Brenda Léumas Neves. A maior intenção é sensibilizar a comunidade à necessidade da preservação dos espaços físicos, através da perspectiva crítica e reflexiva, adotando posturas e comportamentos, e visando à melhoria da qualidade de vida.
Contudo, deve-se atentar que os maiores causadores desta situação são os próprios alunos que não cooperam para que haja uma escola mais limpa e agradável.
Por isso, durante o correr do semestre acontecerão palestras e medidas para conscientização a fim de que os objetivos sejam alcançados.
O principal objetivo é transformar o ambiente escolar em um local mais agradável, de melhor aparência, limpo e organizado; já que passamos cerca de 1/3 do nosso dia na instituição de ensino.
É preciso demonstrar aos alunos e pedagogos a importância de novos hábitos mais saudáveis, e educando-os para um olhar mais respeitador ao ambiente e a saúde física, estendendo-se à comunidade.
O horto comunitário será a chave fundamental para que os objetivos sejam alcançados.
Veja agora algumas imagens de como ficará nossa escola após o término da implantação deste projeto antes e depois:
Antes Depois
Espaço atrás da Secretaria |
Jardim em frente ao Laboratório de Enfermagem |
Espaço central da Escola |
Entrada da Escola |
Quadra Poliesportiva aos fundos do Colégio |
Mas para que isso sair do papel é necessário a ajuda de TODOS!
Primeiramente, é preciso que os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, porque sem essa idéia internalizada nada que venhamos a fazer terá efeito. São necessárias, pessoas dispostas e preocupadas em melhorar o ambiente da escola, como também pessoas conscientizadas da importância dessas mudanças.
Jogar lixo no lixo; manter as cadeiras, o chão e as paredes limpas; assim como áreas externas (como pátios, fachadas, banheiros, jardins, espaços ao ar livre e salas de aula) bem limpas e organizadas, dando uma melhor aparência a instituição. Para os alunos, quando a escola está suja veicula uma forte mensagem: está suja, posso sujar. Pior que isso: a escola está suja, logo ninguém se preocupa com isso.
É preciso também que a Iluminação, o arejamento de alguns espaços sejam revistos. Está provado que existe uma relação entre a iluminação dos espaços e a capacidade de concentração de trabalho dos alunos e professores. O mesmo se passa com o arejamento dos espaços. A instituição perde muito quando existe espaços sem proveito. Quando estes estão sem uso, tornam sujos e cheios de mato.
Um ambiente limpo transmite uma mensagem de responsabilidade e higiene, além de tronar o local mais agradável. Cuidar e zelar de agora em diante, devem ser atividade rotineiras de todos na escola, desde o mais influente, até o que não parece ter significância alguma.
Todo e qualquer espaço de qualquer instituição deve ser aproveitado. Basta somente um olhar mais otimista e força de vontade!
Portanto, MÃOS À OBRA!